6 - O SONHO DO ARTISTA FICCIONAL: ELO DE LIGAÇÃO COM O COGITO(4)
NEUZA MACHADO
No tempo vertical ocorre uma eclosão de formas que nada têm a ver com a sucessão de formas do tempo linear. Essa eclosão de formas do tempo vertical se encontra no limite do tempo vital contínuo (sempre pensando verticalmente), sobrepondo-se ao tempo vivido, participando também de todos os instantes. Esse tempo pode adquirir também muita qualidade por ser um acúmulo de forças, que se insere a seguir numa sucessão ordenada e que estaria no limiar de um outro plano (do espírito) fora do vital.
No que se refere ao fator subjetivo de formalização, a verdade do sujeito geralmente se encontra fora do alcance do conhecimento objetivo. Só subjetivamente se consegue a formalização, a definição, a concretização de uma idéia superior.
Bachelard, mesmo intencionando alcançar o plano do cogito(4), mesmo querendo formalizar o descontínuo, alerta para o fato de que "a verdadeira região do repouso formal, onde ficaríamos contentes de nos manter" é o cogito(3). Isto quer dizer que apesar de estar acima do mundo fenomênico, pela inteligência, pela percepção intuitiva, pelo desprendimento das paixões, pelo desenvolvimento de seu novo ser, o filósofo opta pelo permanência consciente no referido cogito, primeiro estágio de evolução do indivíduo superior, mas que, mesmo assim, ainda é um estágio ligado à realidade física.
MACHADO, Neuza. Do Pensamento Contínuo à Transcendência Formal. Rio de Janeiro: NMachado / ISBN: 85-904306-1-8
No que se refere ao fator subjetivo de formalização, a verdade do sujeito geralmente se encontra fora do alcance do conhecimento objetivo. Só subjetivamente se consegue a formalização, a definição, a concretização de uma idéia superior.
Bachelard, mesmo intencionando alcançar o plano do cogito(4), mesmo querendo formalizar o descontínuo, alerta para o fato de que "a verdadeira região do repouso formal, onde ficaríamos contentes de nos manter" é o cogito(3). Isto quer dizer que apesar de estar acima do mundo fenomênico, pela inteligência, pela percepção intuitiva, pelo desprendimento das paixões, pelo desenvolvimento de seu novo ser, o filósofo opta pelo permanência consciente no referido cogito, primeiro estágio de evolução do indivíduo superior, mas que, mesmo assim, ainda é um estágio ligado à realidade física.
MACHADO, Neuza. Do Pensamento Contínuo à Transcendência Formal. Rio de Janeiro: NMachado / ISBN: 85-904306-1-8
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