GUIMARÃES ROSA: ORGANIZANDO A INAÇÃO - 9
NEUZA MACHADO
Mas não é o aspecto linear (aspecto metódico do tempo) que motiva Bachelard a dialetizar a temática da duração. Ele prefere aproveitar apenas "a época feliz em que o homem se vê entregue a si mesmo, em que a reflexão se ocupa mais de organizar a inação do que servir a exigências externas e sociais”. Então, aqui, poderei explorar o forçado repouso (vital) de Nhô Augusto (A Hora e Vez de Augusto Matraga), já fundamentando o início do repouso fervilhante do Artista. Não falarei, por ora, como direciona-me Bachelard, do Artista distanciado do mundo, retirado do mundo, fortalecido pela solidão moral (e isto já se pré-anuncia a partir da segunda sequência da narrativa); falarei páginas adiante sobre o Artista a partir da terceira sequência, na qual se destaca o aspecto impessoal do narrador (a partir daí seu indiscutível alter ego), descobrindo as "zonas de repouso", as "razões de repouso”, sistematizando o próprio repouso e o repouso de seu personagem.
MACHADO, Neuza. Do Pensamento Contínuo à Transcendência Formal. Rio de Janeiro: NMachado / ISBN: 85-904306-1-8
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