Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

domingo, 4 de abril de 2010

BACHELARD: TEMPO VITAL x TEMPO ESPIRITUAL - 19


BACHELARD: TEMPO VITAL x TEMPO ESPIRITUAL - 19

NEUZA MACHADO



Foi a dificuldade para a meditação que permitiu ao filósofo Gaston Bachelard descobrir as incoerências e as inconsistências do descontínuo temporal. Por isto, procurou demonstrar que, reduzindo os tempos lineares a tempos instantâneos, a única qualidade evidente, completa e eficaz seria a qualidade espiritual, captada pela intuição. "O tempo espiritual não seria uma simples abstração do tempo vital”, seria a própria origem do tempo vital. Valendo-se de um novo raciocínio transmutativo, depois do repouso fervilhante, chega-se à conscientização desse tempo instantâneo. Esse tempo instantâneo se liga ao vital pelas aquisições espirituais, já conceituadas, obtidas antes do repouso ativo; mas também surge revigorado, graças à nova formalização do novamente intuído e que se encontra à deriva, fora do plano vital. O tempo do pensamento (instantes de tempo) é portanto superior ao tempo vital, porque, por meio dele, há como comandar o repouso e a ação, além de ser pelo pensamento que nascem as atitudes que revolucionam o mundo. Mas só a intuição do espiritual permite ver as inconsistências do vital e do mental, dentro de um conjunto coerente.

O tempo espiritual atua em seu próprio plano instantâneo, mas, como ele compõe os tempos vital e mental, a ação dele, num instante, se reflete nos outros planos temporais, atuando profundamente nesses mesmos planos, que não são os de seu próprio transcurso. O reflexo desse mundo espiritual, que só a intuição capta, pode ficar só dentro de seu próprio plano ou dentro do plano das idéias abstratas, ou se encaminhar para um plano mais exterior, que é o físico, que envolve os planos emocional e mental. Assim, o Tempo tem várias dimensões, várias espessuras, porque essas dimensões e espessuras tem de ver com os inúmeros aspectos do Universo.

O aspecto contínuo (tempo absoluto físico) existe no plano externo-físico, mas é, na verdade, a soma de muitos tempos independentes. Assim, há lacunas que podem ser ou não percebidas e só serão captadas por um raciocínio argumentador. Esse raciocínio, a cada instante, sofre modificações, porque não se submete aos pensamentos já definidos. As novas idéias surgem impulsionadas pelos questionamentos do repouso fervilhante, que são respondidos no mesmo instante pela intuição, de acordo com a qualidade do questionamento.

MACHADO, Neuza. Do Pensamento Contínuo à Transcendência Formal. Rio de Janeiro: NMachado / ISBN: 85-904306-1-8


Nenhum comentário:

Postar um comentário