Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

domingo, 7 de novembro de 2010

DE VOLTA PARA O PASSADO: CARANGOLA - RUA DOS ROMANOS - 2


DE VOLTA PARA O PASSADO: CARANGOLA - RUA DOS ROMANOS

NEUZA MACHADO

(ver a foto da Rua dos Romanos - de Daniela Herdy Pedrosa - Site: http://www.panoramio.com/photo/5492101)


Recordando ainda a Rua Santos Dumont (antiga Rua dos Romanos), lembro-me, em especial, do senhor Américo, que, à época, estaria vivenciando uns cinquenta anos, mais ou menos, e que, todas as tardes, de volta do trabalho, me cumprimentava, gentilmente, tirando o chapéu, chamando-me carinhosamente de “Princesinha” (e eu ali, firme, com os cotovelos apoiados no parapeito da varanda, a esperar o cumprimento do senhor Américo). Aquele cumprimento do senhor Américo era sempre esperado, todos os dias!, e era a “glória” para mim. Isto foi no final dos anos cinquenta. O senhor Américo tinha um filho caçula, já rapazinho. Eu, por volta dos oito anos, achava o filho do Senhor Américo o rapaz mais bonito da minha rua. Havia um outro que eu achava muito bonitinho também, já com uns dezesseis anos, por aí. Era o filho do senhor Otacílio. Meus pais moravam em uma casa defronte ao prédio do senhor Otacílio, e eu, por minha parte, ficava olhando, encantada!, o rapazinho (de uns desesseis anos mais ou menos), quando ele aparecia em uma das janelas do segundo andar (o prédio do senhor Otacílio comportava uma fileira de seis janelas ou mais). Para mim, era como se fosse a aparição de um astro de cinema. A madrasta do rapaz, uma senhora muito linda e simpática, ficava brincando comigo (hoje, diríamos “zoando”), por causa do meu infantil encantamento pelo enteado dela. Eu era uma menina muito ativa e, ao mesmo tempo, sonhadora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário