Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ODISSÉIA MARIA DO FINAL ENTRANÇADO DO SÉCULO XX - 1998 / 1999

ODISSÉIA MARIA DO FINAL ENTRANÇADO DO SÉCULO XX - 1998 / 1999

NEUZA MACHADO

VIGÉSIMO OITAVO CANTO - 4


... eu espero uma Grande Mudança no Rio de Janeiro e no Brasil Cor-de-Anil
no Século XXI do Terceiro Milênio,
oh! se espero meu Deus!,
tenho muita e muita e muita Esperança,
um Verdadeiro Brasileiro valorizará os Professores de Todos os Ensinos,
a Classe Mais Desmoralizada do Brasil Varonil!, acredite!;
nem os pivetes da Praça Saens Peña querem roubar o Professor neste 1999,
eles sabem de tudo!,
o pobre não tem sequer um tostão furado no bolso do surrado jaleco praláde encardido;
não me roube, pivete!, eu sou Professora!,
pense no salariozinho pequenininho do Professor!,
e o pivete do Brasil Varonil às vezes devolvendo o dinheiro do Professor Sofredor,
coitado do Professor neste Final de Segundo Milênio-1999!,
tem menos do que o pivete,
coitado do Professor!,
é muito mais pobre;
o Professor do Brasil neste Finalzinho de Século XX está comendo o pão que o diabo amassou,
o pão que o diabo amassou com o rabo,
se hoje não tem, amanhã deusdará,
deusdará o que puder dar;
são tantos e tantos e tantos os pobres pra Deus sustentar,
e o rico brasileiro trilhardário só dizendo “Graças a Deus!”,
“graças a Deus!, eu tenho dinheiro!”;
será que o meu Deus dos Cristãos só gosta dos ricos do Brasil do Ão?, será?;
e o Pobre comendo o pão que o diabo amassou;
e o Pivetão Grandalhão do Brasil Varonil
neste Início de Anno de 1999
não devolve o dinheiro do Professor Sofredor;
às vezes o pivetinho devolve,
ele não quer roubar um João-Ninguém mais pobre do que ele,
o pivetinho que anda sem rumo,
roubando e cheirando cola de sapateiro
na Grande Ágora Cosmopolita do Rio de Janeiro,
neste início de Anno de 1999 encrenqueiro;
se hoje não tem, amanhã deusdará,
deusdará o que puder dar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário