Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

sábado, 23 de outubro de 2010

ODISSÉIA MARIA COM SORTE DO FINAL BRASILEIRO DO SÉCULO XX SEM SORTE - 1998 / 1999

ODISSÉIA MARIA COM SORTE DO FINAL BRASILEIRO DO SÉCULO XX SEM SORTE - 1998 / 1999

NEUZA MACHADO

VIGÉSIMO TERCEIRO CANTO - 1

... mas, como eu ia dizendo,
neste Anno Insano de 1999,
a Sorte estava a meu alcance num lance,
segundo os Incríveis Magos Adivinhos do Século XX Final,
no entanto, a Sorte Grande passou bem longe de mim,
insensata que sou,
simplesmente não atendi ao Oráculo do Dia 22 de Janeiro de 1999,
não joguei um centavo sequer, não Senhor!,
não saí da Casa Rosada em Busca da Sorte Encantada do Amor,
mas sou uma Sagitariana Veirona pra lá de sortuda,
a Sorte por certo virá para mim,
não preciso jogar para ter Sorte na Vida,
tenho a Sorte de possuir um Mundo de Sonhos Poéticos,
de sair por aí sem destino,
sem Aeroporto Seguro,
sem Pouso,
sem Dogmas,
Viajando Feliz n’uma Epo-Ficcional Aeronave Brilhante,
tenho a Sorte de ter nascido com Sorte,
pois, na hora do meu nascimento, os deuses de Hammurabi Sétimo da Antiga Babilônia e um Deva Mineiro Magrinho e de Óculos pronunciaram meu nome,
vai Doña Odisséia Maria Felix das Horas Felizes ser musa de poeta,
vai dizer ao teu poeta Agustín, te quiero, te quiero, te quiero,
solo tu és o amor de mis amores,
e o divino Agustín do Passado Dourado mirando mis ojos,
diciendo tener ganas de un beso mio,
Agustin, dime si me quieres!,
ya non me acuerdo de ti, Agustin!,
usted nasció em Setembro de 1900
e eu nasci em Novembro de Meados do Século XX,
numa linda madrugada mineira’altaneira,
quando a Aurora dos dedos de rosa apontava no Horizonte Acima do Monte de Nossa Senhora da Conceição,
com as Três Parcas Tias Bondosas do Século XX
tecendo meu destino sem tino circunspecto,
um destino diferente, é verdade!,
de muitas Aventuras Incríveis, reais e imaginárias;
as Parcas Solteironas desta minha narrativa são todas bondosas!,
as Parcas Antigas de Minas Gerais;
Cloto, Láquesis e Átropos eram parcas malvadas de Antigas Eras Assinaladas,
elas fiavam, dobavam e cortavam o fio da vida;
mas, como eu ia dizendo,
o Agustin do Passado Mexicano Distante
preenchendo meu instante de paixão e amor,
com seu canto mavioso e mui sedutor,
eternamente gravado num disco de vinil,
depois o disco antiquado foi repassado para um Compact Disc Actual Sem-Igual,
totalmente recuperado por Técnicas Americanas-do-Norte
do Final do Século XX Anormal,
resgatando totalmente a voz do Cantor Sedutor;
no entanto, Agustin, você não é meu único Amor,
Doña Maria Felix do Acapulco Monte Mineiro é uma mulher infiel,
ela beija todos os actores de filmes americanos,
digo, eu beijo todos os atores americanos do norte e do sul,
sonho sempre que sou a mulher do mocinho,
sou uma actriz de cinema beijando John Wayne às margens do Rio Vermelho de Sangre ou Rio Bravo do Agravo Tão Parvo,
não me lembro bem!,
e sou também a Odisséia Mineira do Leste Brasileiro-Mineiro,
uma Odisséia extenuada e cansada das Guerrinhas Inglórias do Final do Milênio de Peixes Falastrão,
amante ficcional do maior poeta da América Hispânica do Sul,
aquele deiforme caleidoscópio desbravador sentimental
da Cordilheira dos Andes,
seduzindo e amando as chicas de lá,
amanhã viajará o Tal pelo Mar do Caribe em um Magnífico e Invejável e Suntuoso Navio Fantasma,
acompanhando amigável o divo Gabriel das Narrativas Insólitas;
pois no jogo da paixão eu saio sempre na frente, meu Irmão!,
meu Irmão Brasileiro do Brasileiro Futuro Brilhantão!,
eu sonho com o meu poeta latino flutuando no espaço,
um deus caipira empunhando sua lança de guerra,
conquistando as meninas e velhas do Rio,
parolando e encantando as balzaquianas de acá,
andando pelas calçadas de Ipanema Fermosa,
bebendo cachaça e catuaba nos botecos do Rio,
perseguindo as ninfas da Baía de Guanabara Sagrada,
à noite retorna para o Olimpo Infinito dos Imortais Criadores
do Mundo das Letras Maiores,
andando nas Trilhas Inóspitas do Mundo Pralá de Profundo,
do Mundo Amorfo,
Mundo Sem-Forma, quero dizer,
buscando sempre a palavra primeira,
a palavra-primeira ainda não-pronunciada,
a palavra impronunciada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário