Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

quarta-feira, 17 de março de 2010

BACHELARD: PASSAGEM DOS COGITOS - 1


BACHELARD: PASSAGEM DOS COGITOS - 1

NEUZA MACHADO



“Este estudo só perderá sua obscuridade se fixarmos desde já seu objetivo metafísico: ele se apresenta como uma propedêutica a uma filosofia do repouso. Mas, como veremos desde as primeiras páginas, uma filosofia do repouso não é uma filosofia repousante. Um filósofo não pode procurar tranquilamente a quietude. Necessita de provas metafísicas para admitir o repouso como um direito do pensamento, necessita de experiências múltiplas e de longas discussões para admitir o repouso como um dos elementos do devir” (Bachelard)

Para que seu estudo possa ser compreendido em sua essência, Bachelard apresenta-o como uma propedêutica a uma filosofia do repouso (objetivo metafísico), ou seja, são apenas estudos preliminares, antecedendo futuras afirmações no âmbito da duração. O filósofo não explicita a idéia claramente, mas é possível apreender seu pleno sentido: o objetivo do estudo é metafísico, e a palavra metafísico, aqui, não se encontra ligada a seu sentido figurado, que quer dizer de difícil compreensão. Se assim fosse, não apresentaria seu estudo como uma propedêutica, ou melhor, um estudo introdutório. Seu objetivo metafísico tem como suporte o acúmulo de conhecimentos racionais, adquirido ao longo de sua vida, somado às experiências recebidas.

No âmbito do Conhecimento, há várias modalidades de cultura. Os conhecimentos racionais conglomeram, além das Ciências Exatas e Humanas, as várias Filosofias, as Religiões e as Artes; e há nessas duas últimas o predomínio de conhecimentos empíricos, passados de geração a geração, mesclando-se com a formação puramente racional, adquirida por um pequeno grupo. Por estas razões, quando Bachelard apresenta a sua filosofia do repouso, e alerta para o fato de que ela não está ligada ao sentido de repousante enquanto descanso, torna-se mais instigante procurar descobrir o sentido exato de sua propedêutica, cuja temática procura reelaborar a idéia de tempo.

MACHADO, Neuza. Do Pensamento Contínuo à Transcendência Formal. Rio de Janeiro: NMachado / ISBN: 85-904306-1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário