Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

5.1 - GUIMARÃES ROSA: DA AGITAÇÃO AO CONFLITO


5.1 - GUIMARÃES ROSA: DA AGITAÇÃO AO CONFLITO

NEUZA MACHADO


“É evidente que em tal análise pela imagem é preciso descartar os conhecimentos adquiridos nos livros” (Bachelard).

Nas narrativas de Sagarana, o Artista-Ficcionista quis reviver o sertão, repensá-lo, reproduzi-lo. Revigorado pelas lembranças de fatos acontecidos e recontados, deixou-se entreter pela imaginação reprodutora, função exclusiva do real. Mas, houve um momento de agitação e conflito narrativo, e ele ousou libertar-se das imposições lineares. Criou, a partir daí, um sertão diferente nascido das íntimas lembranças e recordações da infância. A Hora e Vez de Augusto Matraga e Grande Sertão: Veredas marcam esse momento de mudança narrativa. As antigas imagens do sertão adquirem uma coloração diferente, adquirem vida própria, uma movimentação singular.

Bachelard diz:

“Um de meus arrependimentos, por exemplo, é não ter estudado no momento oportuno as imagens literárias do verbo formigar (fourmiller). Tarde demais reconheci que a uma realidade que formiga está ligada uma imagem fundamental, uma imagem que reage em nós como um princípio de mobilidade” (Bachelard).

As imagens literárias do verbo formigar, salientadas por Bachelard, fazem-me pensar na multidão encachaçada de fim de festa, povoando o leilão de atrás de igreja, no arraial da Virgem Nossa Senhora das Dores do Córrego do Murici, no início da narrativa A Hora e Vez de Augusto Matraga. O povo encapetado formiga nos fundos da igreja, denunciando o princípio de mobilidade que ativa a mão do Artista. Há uma intensa agitação no início da narrativa: depois da procissão e do leilão, o povo se movimenta graças ao fogo interior produzido pelo álcool e pelo brilho das lanternas e candeias de azeite.

O povo se movimenta, porque o álcool despertou um outro tipo de fogo ligado ao desejo sexual. O povo encapetado, composto apenas de homens, só possui duas mulheres-à-toa a seu dispor, e isto, certamente, vai causar confusão. Além do povo, há também o capiau apaixonado pela prostituta Sariema, paixão que se transformará no estopim dos acontecimentos futuros.

O leilão acalorado e mítico propiciou esta reviravolta. As imagens-em-movimento que o compõem fazem dele (leilão) a imagem fundamental dos atuais pensamentos desordenados do Ficcionista. Nesse momento, o narrador experiente começa a ceder o lugar ao narrador moderno, alter ego do escritor citadino.

O sertão agora não é um lugar ancorado nas lembranças; ao contrário, presentifica-se graças a essas imagens móveis e desordenadas. A desordem se instala, subjugada pela imaginação transmutativa, imaginação que aspira a uma nova ordem. O espaço do leilão se agita a cada leitura, permanentemente em movimento, revelando um momento de transição na escrita roseana. O coronel sertanejo, daqui para frente, não mais representará os valores substanciais do sertão.

O povaréu sustenta a agitação, obrigando o narrador a captar os ângulos da briga (do caos) instalada nos fundos da igreja.

“E a agitação partiu povos, porque a maioria tinha perdido a cena, apreciando, como estavam, uma falta-de-lugar, que se dera entre um velho — "cai n'água, barbado!" — e o sacristão, no quadrante noroeste da massa. E também no setor sul estalara, pouco antes, um mal-entendido, de um sujeito com a correia desafivelada — lept!... lept!... —, com o outro pedindo espaço, para poder fazer sarilho com o pau.

— Que foi, heim? ... Que foi?

Foi o capiauzinho apanhado, estapeado pelos quatro cacundeiros de Nhô Augusto e empurrado para o denso do povo, que também queria estapear” (A Hora e Vez de Augusto Matraga).

A agitação partiu povos: a imagem dos movimentos da briga refletem o interior anárquico e dinâmico do criador literário em sua fase de mudança discursiva. Esta explosão de movimento representa a explosão interna de quem narra, fragmentária, anunciadora da fase dinâmica, conflituosa, que marcará a criação de Grande Sertão: Veredas.

MACHADO, Neuza. Do Pensamento Contínuo à Transcendência Formal. Rio de Janeiro: NMachado / ISBN: 85-904306-1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário