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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A HISTÓRIA DE ANTÔNIO: O BISAVÔ JOÃO PEREIRA



A HISTÓRIA DE ANTÔNIO: O BISAVÔ JOÃO PEREIRA

AUTOR: ANTÔNIO DE SOUSA COSTA

18/02/1910 (Santo Antônio do Arrozal, MG) - 29/07/1990 (Carangola, MG)



 
 
 


Na década de 1840 chegava à extensão de terra sem dono, que depois se tornaria a Fazenda Cachoeira, Município de Carangola, Estado de Minas Gerais, João Pereira, vulgo Barba de Argolão. Ele vinha de Ponte Nova, Minas Gerais, escoltando sessenta escravos que pertenciam a ele. Com uma autorização imperial bem guardada em sua mala, naquele local fixou residência, pouco abaixo da Cachoeira.  Com o documento de posse nas mãos, construiu um casarão que abrigou toda a sua família e agregados. Fez também uma grande sanzala que era a residência dos escravos. João Pereira, vulgo Barba de Argolão, era português, casado com uma mestiça, filha de índio com negro, por nome Antônia, mas era chamada de Antoninha. Desse matrimônio nasceram sete filhos, sendo quatro homens e três mulheres. Nomes dos homens: Joaquim, Sebastião, João e Manuel. Nomes das mulheres: Joana, Antônia e Luiza. Carangola, até hoje em dia, é conhecida como uma cidade da Zona da Mata Mineira. Naquele tempo era mata virgem cerrada, com poucos moradores. A terra era posseada. O Governo da Regência Imperial oferecia as posses para os súditos portugueses. Cada morador português remarcava o seu pedaço de terra o quanto queria. João Argolão, como era chamado, tendo ele muitos escravos, demarcou uns quinhentos alqueires de terra. As divisas eram águas vertentes. Com os seus escravos, ele fez uma picada nos altos. De distância em distância, ele cortava uma árvore das mais grandes e dizia para os escravos: “– Esta é a divisa que tem que ser respeitada”. E, assim, formou uma grande Fazenda que, até hoje, tem o nome de Fazenda Cachoeira.

 

Mas teve poucos anos de vida, pois, sendo ele bastante severo com os escravos, duas escravas feiticeiras fizeram feitiço para que ele morresse. E morreu mesmo. Esta história da morte de João Argolão foi assim. Ele saiu da Fazenda para ir ao Divino de Carangola, para fazer umas compras, e as duas escravas ficaram tramando o feitiço, e dizia uma para a outra: “– Nhô-nhô saiu de casa com as pernas dele, mas não entra em casa com as pernas dele”. E tudo isto aconteceu. Elas foram pra debaixo do poleiro das galinhas, apanhavam penas das galinhas, e sempre dizendo: “– Ele não entra com suas pernas”. E tudo isto aconteceu. Quando ele chegou em casa, que foi apear do cavalo, caiu ao chão, e foi carregado até a sua cama, e dali foi para o cemitério. Joaquim, sendo o mais velho dos irmãos, ficou administrando a Fazenda. Joaquim era casado com Maria Brasilina de Jesus. Joaquim também era severo com os escravos (apesar de seu parentesco com seus próprios escravos, já que sua mãe Antônia era mestiça), batia nos escravos amarrados num topo, e sem piedade. Um dia, as duas escravas quiseram fazer uma vingança, mas não com ele. Dessa vez, elas quiseram matar a esposa dele, Maria Brasilina, que ficou doente e foi pra cama. Estava mesmo a ponto de morrer, mas, Joaquim, desconfiou das duas escravas, e disse pra elas: “– Se Maria morrer, eu vou acender uma fogueira e vou jogar vocês duas vivas dentro do fogo”. Sabendo que ele falava e cumpria o juramento, elas desmancharam o feitiço, e, em poucos dias, Maria Brasilina estava salva daquele mal.

 

Joaquim dirigiu a Fazenda até o ano de 1888 daquela Era, pois veio a liberdade dos escravos, decreto-lei pela Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888. Com a liberdade dos escravos, Joaquim ficou perturbado do cérebro. Como era estudado, reuniu os escravos no terreiro da Fazenda e começou falando discurso, e dizia para os escravos: “ – Hoje vocês têm liberdade, são senhores de si, fazem o que querem, mas, eu não dou nem um ano e vocês estarão matando uns aos outros”. E conforme ele previu, isto aconteceu. Os escravos iam para as vendas de cachaças, bebiam até se embriagarem e, na volta para casa, brigavam e esfaqueavam uns aos outros.

 

Joaquim estava com cinquenta anos quando veio a liberdade dos escravos. Sabendo que não tinha mais negro para trabalhar, ficou tão perturbado, que saiu de casa fazendo desordem, bebendo bebida alcoólica, brigando, batendo e apanhando. Ficou mesmo louco. Chegou até Ponte Nova. De lá, veio a notícia para os irmãos e os filhos, que foram buscá-lo. Sebastião, filho, e Marcolino, genro, saíram em busca de Joaquim, e levaram Antônio Barbosa, que era casado com uma sobrinha de Joaquim, e foram os três até Ponte Nova. Pegaram ele e amarraram os braços atrás, e voltaram com ele para casa. Mas, em certa distância, ele embirrou, fazendo manha, não querendo andar. Eles tiveram então a idéia de surrá-lo. Sebastião e Marcolino saíram de perto, pra não verem ele apanhar, e Antônio Barbosa deu nele uma coça de vara de guaxima, e, assim, conseguiram fazer ele andar, e chegaram em casa. Prenderam-no dentro de um quarto, amarraram uma corrente na cintura dele, e ali ele ficou seis meses preso. No decorrer desse tempo, ele parou de falar, ficou calmo, e assim Sebastião e Marcolino soltaram ele. Isto era no Inverno. Quando chegava o Verão, ele começava a andar, falando sozinho, sem ninguém estar ao seu lado. E quando ele chegava aonde tinha pedra, percebendo que estavam procurando por ele, para prendê-lo, jogava pedra em todos que se aproximavam; ninguém chegava perto, pois ele jogava pedra. Joaquim era alto, forte e muito musculoso. Para prendê-lo, tinha que ser por traição. Reuniram-se os filhos e os vizinhos para prendê-lo. Uns fizeram frente a ele, outros foram pela retaguarda e jogaram um laço nele e puxaram. Joaquim pegou e deu um puxão e derrubou todos que estavam segurando o laço. Isto foi só nos primeiros anos. Depois, no decorrer dos tempos, não havia mais dificuldade para prendê-lo. Sebastião e Marcolino prendiam-no com facilidade. Era de seis em seis meses. Isto durou trinta anos, até à morte dele, quando já contava uns oitenta anos.

 

Joaquim Pereira da Cunha, nome completo, casado com Maria Brasilina de Jesus. Tiveram nove filhos, sendo seis homens e três mulheres. Nome dos homens: João, Sebastião, Joantônio, Luís, Raimundo e Manuel. Nome das mulheres: Antônia, que tinha apelido Antoninha (minha mãe), Olívia e Corina. João, sendo o filho mais velho, casou-se com Cecília e foi morar em Mutum, um lugar que fica ao Norte de Minas. Sebastião casou-se com Maria, apelidada Cota. Joãntônio casou-se com Maria, viúva de Manoel Lopes. Ela morreu, e ele casou-se pela segunda vez com Augusta, viúva de Antônio Amorim. Luís casou-se com Floripes. Raimundo casou-se com Antoninha, e Manoel casou-se com Conceição. A filha Antoninha casou-se com José de Souza Costa, apelido Zeca (estes foram os meus pais). Olívia casou-se com Marcolino. Corina casou-se com Antônio, apelidado Antônio Carabineiro. Estes são os nomes dos filhos e filhas de Joaquim Pereira da Cunha e de Maria Brasilina de Jesus (meus avós por parte materna).

 

José de Souza Costa e Antônia Pereira de Jesus tiveram doze filhos. O mais velho, Olavo; (2o) Álvaro; (3o) Maria; (4o) Eurico [falecido, ainda jovem, no Hospital Psiquiátrico da Cidade Barbacena, no Estado de Minas Gerais]; (5o) Malvina; (6o) Antônio [que é o mesmo que escreve esta história verídica]; (7o) Almezinda; (8o) Elmira; (9o) Raimunda e Regina, gêmeas; (10o) Clemilda; e (11o) Enedina.

 

A casa do Zeca, meu pai, era muito frequentada por toda a vizinhança. Era uma casa de muita harmonia.(Desde já esclareço que todos os filhos o chamavam pelo apelido, assim como também à nossa mãe Antoninha. Esclareço também que, apesar da aparente intimidade, chamando-os pelos apelidos, nós, filhos, os respeitávamos, pois eles eram muito severos). Os quatro filhos homens tocavam instrumentos de cordas. Ainda vinham alguns colegas trazendo seus instrumentos, para fazerem parte de nossa orquestra. O tio Marcolino era o vizinho mais perto, a casa dele também era muito harmoniosa. Ele tinha sanfona de oito baixos e tocava muito bem. Os filhos de tio Marcolino tocavam sanfona e cavaquinho. O pai de tio Marcolino, Manoel de Souza, tocava viola e cantava as músicas de batucadas dos negros chamadas cateretês. Era uma casa cheia. Em certas noites, nós nos reuníamos para formar uma só orquestra. Isto foi na década de 1920 a 1930. Fazíamos baile, ora na casa de um, ora na casa de outro. Mas, primeiro, tínhamos que rezar ladainha e terço. Todos eram muito religiosos. A reza era rezada na sala de dentro, e a dança era na sala de fora. Durante a noite, o povo dançava na mais perfeita ordem, e, quando queria tomar café, comer broa de fubá, biscoito de polvilho de mandioca, tinha que ir à cozinha, e, lá, tinha sempre café e broa de fubá de milho à vontade de todos.

 

Voltando ao João Argolão: Quando o João Argolão veio de Ponte Nova para o Divino de Carangola, com sua família, trouxe também seu irmão por nome Manoel, mais moço que ele. Seu irmão era solteiro e ficou morando junto com sua família. Manoel, sendo tio de Joana, começou a amá-la, e ficou mesmo apaixonado por ela. João Argolão, vendo que aquele amor entre tio e sobrinha podia acabar mal, tratou de fazer o casamento. Deu a parte melhor da Fazenda pra eles morar. Desse matrimônio, nasceram cinco filhos: Antônio, Joaquim, Maria, Manuela e Joaquina. João Argolão deu alguns escravos pra eles, como presente. Manoel começou a trabalhar com seus escravos e formou uma boa Fazenda. Mas, não teve sorte de gozar de seu trabalho, pois morreu ainda moço, deixando a riqueza pra viúva e os filhos. Sendo Joana ainda moça, logo foi pedida em casamento. Casou-se com Sebastião Alves, que era um moço inteligente e muito trabalhador. Sebastião Alves aumentou a riqueza, fez engenho de moer cana, movido a água; fazia rapadura, cachaça; tinha também monjolo de fazer farinha de milho. Era um movimento bonito. Desse matrimônio de Joana com Sebastião, seu segundo marido, nasceram seis filhos, sendo cinco homens e uma mulher. Nome dos homens: Pedro, Manoel, Francisco, Ramiro e Jovelino. Mulher: Vitalina. Sebastião, ao envelhecer-se, ficou cego, mas, mesmo assim, não deixava de dar bons conselhos aos seus filhos, que, todos os dias, reuniam-se em sua presença, para tomar opinião sobre seus próprios negócios. E a Fazenda Cachoeira, que tinha o nome de Fazenda Cachoeira dos Pereiras, ficou sendo chamada Fazenda Cachoeira dos Alves, até o dia de hoje.

 

Esta história verídica foi-me contada pela minha avó Maria Brasilina de Jesus, sendo eu ainda menino, na idade de oito anos acima. Eu era muito curioso e queria saber de tudo, por isso, ficava fazendo perguntas, não só à minha avó, mas a todos os mais velhos, que tinham satisfação em me contar todo este passado, que eu trago em recordação. Agora, neste ano de 1984, estando eu aposentado, já com os meus setenta e quatro anos, não tendo nada a fazer, vou escrevendo esta história, que já se passou há mais de cem anos, uma parte, e a outra parte, pouco mais de cinquenta anos.

 

Mas, continuando a história sobre a minha avó Maria Brasilina, recordo-me do meu tempo de menino, quando minha mãe ia passar o domingo na casa de sua mãe, minha avó Maria Brasilina, e, lá, já estavam tia Olívia, com os filhos; tia Cota, tio Bastião e os filhos; os filhos de tio Joantônio, Geralda e Tião, que ficaram órfãos de mãe e foram criados pela minha avó. Todos nós almoçávamos em casa, mas, o jantar era na casa dela. Como era muita gente para comer, e ela tinha uma grande gamela de pau, minha avó enchia a gamela de todas as iguarias de comidas, e punha a gamela no meio da cozinha muito grande, para a meninada comer, e, ali, o grupo reunido começava a discutir, um com o outro, e, assim, minha avó vinha e separava, para cada um de nós, um montinho de sua saborosa comida, e dizia: “– Agora vocês não precisam brigar; cada um tem o seu monte”. Acabada a refeição, nós íamos brincar, e, assim, passávamos o domingo todo com ela, e, de tarde, voltávamos para as nossas casas. Mas, sempre, eu ia à casa dela, para saber das coisas do passado, que ela me contava, e, também, eu a ajudava no fabrico de tecidos, pois ela fazia cobertores de lã de carneiro e de algodão; fazia até roupa para se vestir; ela cultivava o plantio de algodão. E, quando eu chegava, às vezes, com alguns dos primos, ajudava ela no trabalho. Todos os netos a ajudavam no seu trabalho: ela fiando no tear e nós, meninos, fazendo outro serviço, descaroçando o algodão em uma moendazinha, espécie de uma engenhoca, que passava o algodão, separando os caroços. Dali, o algodão ia ser batido, com um arco, espécie de bodoque, que batia o algodão até separar toda a sujeira. Depois de batido, o algodão era preparado para se transformar em linha. Para fazer linha, minha avó tinha um fuso. Fuso era o nome que se dava a uma espécie de máquina, inventada na Antiguidade, para fazer tecidos. Era uma espécie de piorra, com um cabo comprido; pegava-se um punhado de algodão, ia-se rodando o fuso, esticando a linha, e enrolando num novelo, até ficar do tamanho de uma laranja baía, das grandes. E, assim, era nosso trabalho, com nossa avó Maria Brasilina. Meu Deus, como era bom aquele tempo que não volta mais! A minha avó era uma pessoa muito amável, era muito carinhosa com os netos. Todos nós a chamávamos de mãe e vovô Joaquim, de pai; motivo porque, meu pai, quando casou com minha mãe, morou com os meus avós, e, nos primeiros anos de casado. E nasceram meus dois irmãos mais velhos em casa de meus avós. Tio Manoel e tia Corina eram crianças, ainda bem menininhos, e ensinaram aos meus irmãos a chamar os avós de pai e mãe, e, aos nossos pais, de Zeca e Antoninha, conforme eles chamavam. E, assim, todos nós irmãos, com o passar dos anos, continuamos no mesmo ritmo.

 

Voltando ao João Argolão e seus filhos. Quando João Pereira, vulgo Barba de Argolão, morreu, a Fazenda foi dividida entre os filhos. Meu avó Joaquim, sendo o mais velho dos irmãos, ficou com a Sede da fazenda, porque já morava perto. Os outros irmãos, que já eram todos casados, tinham as suas residências mais longe. Quando eu entendi-me por gente, ainda conheci a minha avó-bis, que morava com um filho, Sebastião Pereira. Sebastião Pereira era casado com Maria Luisa. Tio Sebastião Pereira possuía grande criação de carneiros e, todos os anos, quando chegava o Verão, ele tosquiava os carneiros, tirava a lã, e a tia Maria fazia cobertores de lã de carneiro, e fazia, também, de algodão; fazia até roupa de vestir em casa. Naquela época, só se vestia roupa de algodão em casa ou no trabalho pesado; para passear, usava-se roupa de seda, para as mulheres e, para os homens, roupa de tecido de casimira inglesa (tecido da Caxemira), para os ternos, ou então linho de boa qualidade. Tio Bastião Pereira, como era chamado por todos nós, e tia Maria Luisa viviam muito felizes com seus oito filhos, morando perto, todos muito reunidos, e, todos os dias, iam à casa dos pais, para pedir a bênção aos pais, rezar ladainha, terço, juntamente com a avó, que era a minha avó-bis, já velhinha quando a conheci. Minha avó-bis, que era chamada de vovó Toninha, morreu aos noventa anos, sofreu o mal da velhice por vários dias; todos os filhos, netos e bisnetos iam fazer quarto a ela, durante a noite. Eu, nessa época, era bem menino, mas recordo-me o que meus pais e meus tios comentavam sobre ela. Eles falavam, até em espécie de uma brincadeira: “– A Vovó Toninha não quer morrer! Não podendo nem virar na cama, e sempre rezando, pedindo a Deus, vida”. Vovó Toninha rezava assim: “– Pela Vossa Divina Luz, me conservai, me ajudai!”. (O seguimento desta história está nas páginas numeradas deste caderno: páginas 76, 77 e 78).

         

Os outros irmãos de meu avô Joaquim Pereira venderam as suas heranças, por pouco mais de nada, e foram para outras terras. João foi para Ponte Nova, e Manoel foi para o Norte de Minas. Antônia e Luisa também venderam as suas heranças. Antônia era casada com o irmão de minha avó Maria Brasilina, por nome Antônio Luís Alves, que eu não conheci. Antônio Luís Alves morreu ainda moço, e a tia Toninha, como era chamada, vendeu a herança para um sobrinho por nome Pedro Alves, que era o filho mais velho do segundo casamento de Joana. E Luisa (esta eu não conheci) mudou-se para um lugar por nome Vargem Alegre, município de Manhuaçu, e por lá viveu, sem nunca voltar à Fazenda Cachoeira.
 

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