Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

sábado, 2 de março de 2013

A HISTÓRIA DE ANTÔNIO: A QUINTA-FEIRA DE JUDAS E O ROUBO DO CARRO DE BOIS



A HISTÓRIA DE ANTÔNIO: A QUINTA-FEIRA DE JUDAS E O ROUBO DO CARRO DE BOIS


ANTÔNIO DE SOUSA COSTA

 

 

 

 
Tio Sebastião Pereira era muito amigo de meu pai Zeca de Sousa. Ele não passava, nem um dia sequer, sem ir a nossa casa. Ele tinha um sestro. De quando em quando, ele rusnia, limpando a garganta. Era sempre assim: quando ele chegava no início do nosso terreiro, ele já vinha limpando a garganta, até entrar dentro de casa. Meu pai dava a ele toda atenção. Quando meu pai estava em dificuldade, por qualquer motivo, podia contar com ele.

 

Eu me recordo de uma noite de quinta para sexta-feira, vésperas de sábado de Aleluia, em que o povo gostava de fazer bagunça, fazendo quinta de Judas, roubando tudo que encontrava, fosse o que fosse. Tendo meu pai carro de boi, vieram à meia-noite pra roubar o carro de meu pai. Quando os bagunceiros estavam tirando o carro da coberta, que era uma meia-água nos fundos da casa, eles fizeram muito barulho. Nos fundos da casa, tinha um quarto, no qual estava o meu irmão por nome Eurico, que estava dormindo, mas acordou com o barulho que fizeram para tirar o carro, e meu irmão chamou por meu pai: “– Zeca, estão roubando o carro!”

 

Meu pai acordou e passou a mão na arma de fogo e correu atrás deles. Parecia que o Judas ajudava a eles, pois tinha uma ladeira bem a pique, que lá em Minas Gerais chama-se morro, pois os arruaceiros subiram correndo, puxando o carro à mão, mas, meu pai também correu atrás deles, e, quando chegou no alto do morro, meu pai disparou muitos tiros pra cima deles, justamente quando eles estavam em frente à casa de tio Bastião Pereira.

 

Eles, com medo de serem atingidos por chumbo, deixaram o carro no meio da estrada, e correram, espalhando-se pelo pasto. E meu pai chegou, sentou no cabeção do carro, e gritou: “– Vocês, podem até me matar, mas meu carro não vai pra quinta de Judas não!” E, nesse justo momento, tio Bastião Pereira já estava ao lado de meu pai, esperando que eles voltassem para levar o carro.

 

Era bastante gente que estava puxando o carro, alguns eram até parentes, mas tinham outros, estranhos, de outras terras, e eram metidos a valentes. Os que eram parentes não disseram nada, pois reconheceram o erro, mas os que eram estranhos, disseram: “– O carro vai!, de qualquer maneira”. Meu pai disse: “– Então, pega! Aquele que se aventurar a pegar no meu carro, eu mando fogo!” E meu tio Bastião Pereira também gritou: “– Aquele que for valente pega o carro, e vê se sai com ele!”

 

Mas, eles vendo a coragem de meu pai, e meu pai de costa quente com tio Bastião, eles resolveram a deixar de levar o carro. Voltaram com o carro e o puseram no mesmo lugar que tinham tirado.

 

O nome completo de tio Bastião era Sebastião Pereira Sobrinho. Tio Bastião não era homem de brigar por qualquer coisa, mas não tinha medo. Se medo fosse fruta, ele não lambia nem a casca. Ele não carregava arma de fogo, confiava na força que tinha. Além de ser um homem alto, era também musculoso. Tio Bastião era chamado por todos que o conheciam de Bastião Grande. Sempre amigo de todos, mas não carregava desaforo pra casa. Ele não era muito certo com os compromissos. Às vezes, faltava com alguns de seus compromissos.

 

Teve uma vez que o Tio Bastião tomou um dinheiro emprestado, de um homem por nome Virgílio Franquelim, com o trato, quando vendesse o café, de pagar a conta, mas descuidou-se de pagar. Virgílio era um homem muito respeitado por sua valentia. Virgílio não procurou ele para receber a conta, mas ficou esperando ele passar na estrada, que passava perto de sua casa.

 

Um certo dia, tio Bastião precisou ir ao Arraial, para fazer algumas compras, e, quando passava em frente à casa de Virgílio, foi cercado por ele, e, aí, começou a discussão. Ele dando algumas desculpas, mas, Virgílio não quis aceitá-las, e disse pra o tio Bastião: “– Eu vou te dar uma coça de grungunha. Grungunha era um cipó caboclo, e Virgílio Franquelim já estava acostumado a bater em homens. Mas, quando o Virgílio levantou a braço, com o cipó na mão, tio Bastião não arredou sequer um passo, e sempre dizendo: “– Bate!” E Virgílio não bateu. Virgílio não queria matá-lo, só queria dar-lhe uma coça de cipó, mas não teve coragem de bater; olhou bem o tamanho de tio Bastião e pensou: “Se este homem me pegar, ele me amassa todo”, e, assim, resolveu deixar tudo como estava antes, e tio Bastião Pereira seguiu o seu caminho.

 

Essa encrenca que houve entre Virgílio Franquelim e tio Bastião, o próprio Virgílio contava, até com graça, pois Virgílio era amigo da família. Um dia, Virgílio veio à nossa casa e, conversando com meu pai, contou este caso a meu pai, até sorrindo. E deixa estar que o Virgílio Franquelim era um homem muito brabo.

 

Virgílio era também muito amigo de um irmão de tio Bastião, por nome Luiz, que era conhecido por Luizinho Pereira, também meu tio. Virgílio e tio Luizinho se consideravam quase irmãos. Tio Luizinho era um homem de altura média, não era musculoso como o irmão Bastião. Por esse motivo, não trabalhava em serviço pesado. Vivia mais era negociando, comprando e vendendo, barganhando cavalo e outros animais; era o que gostava de fazer. Em casa ficava, com os filhos, na luta de todo serviço, mas, tinha também empregados para ajudar na lavoura de café, plantações de milho, feijão, arroz, mandioca e outras plantas. Mas, no tempo da colheita, colhia todos os cereais, depois o café e, por último, era fazer farinha de mandioca.

 

Tio Luizinho Pereira era muito amigo de meu pai Zeca de Sousa, pois era casado com uma irmã de meu pai, e era ele também irmão de minha mãe Antoninha. Sempre que passava perto de nossa casa, ele chegava. Um dia, ele fez convite a meu pai para uma compra de gados em sociedade. Meu pai Zeca de Sousa aceitou o convite, e foram os dois para fazer a compra de gados. Foram até a Fazenda de um parente de meu pai, por nome José de Souza Moreira. Chegando lá, fizeram o negócio; compraram garrote mestiço e, também, garrote criollo, e voltaram, tocando os garrotes. Quando chegaram em nossa casa, tio Luizinho Pereira fez uma proposta a meu pai: “– Compadre Zeca, ocê precisa de bois pra puxar carro, eu quero boi pra negócio; ocê fica com os garrotes criollo, eu fico com os garrotes mestiço”. Com essa proposta, tio Luizinho saía ganhando mais. Por ser cunhado, pelos dois lados da família, e compadre, e amigo, ficou por isso mesmo, sem volta, sendo uma coisa pela outra.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário