Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

X - MEMÓRIAS DE CIRCE IRINÉIA: A BISAVÓ COR DE MEL

X - MEMÓRIAS DE CIRCE IRINÉIA: A BISAVÓ COR DE MEL

NEUZA MACHADO

A BisAvó Antoninha de meu Pai, uma bela mestiça, enriqueceu os Anais da Família Pereira da Cunha. Sobre essa BisAvó de Antoinzinho Aquileu, há várias histórias que, se não são verdadeiras, pelo menos se encaixam perfeitamente no espaço das probabilidades existenciais.

De acordo com os Anais Orais Familiares (via Antoinzinho Aquileu, naturalmente!), a BisAvó de meu Pai (nascida da relação extraconjugal de um grande Senhor Português, de lídima descendência, com uma escrava, mestiça de negro, índio e português) era a esposa legítima do meu TrisAvô paterno, Português, o BisAvô (de meu Pai) João Pereira da Cunha, em que o sobrenome Pereira denunciava (denuncia) origens judaicas.

Então, repetindo, só para Você não se esquecer: BisaVó Antoninha Pereira era uma mestiça em cujas veias, além dos sangues português e africano, corria também o sangue indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário