Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

MÁRIO DE ANDRADE: UM PRENUNCIADOR? - CAFÉ: CONCEPÇÃO MELODRAMÁTICA

MÁRIO DE ANDRADE: UM PRENUNCIADOR? - CAFÉ: CONCEPÇÃO MELODRAMÁTICA

NEUZA MACHADO

Hoje postei em meu outro Blog neuzamachadoletras.blogspot.com a última etapa do texto CAFÉ: CONCEPÇÃO MELODRAMÁTICA (Em três atos) de Mário de Andrade. Pretendo colocar em sala de aula, neste semestre, a questão miséria X riqueza, detectada e transformada em excelentes textos literários, ao longo do século XX, por grandes escritores brasileiros e portugueses.

A ordem agora é problematizar as questões levantadas a partir do conteúdo programático de cada disciplina, em sala de aula, interligadas (essas questões) com a realidade circundante. Uma ordem que, em relação à minha atuação como professora de Ciência da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, reforçou o caminho por mim trilhado. A minha forma de transmitir conhecimentos sobre Literatura sempre foi por meio de argumentações. A necessidade de ter uma visão dilatada em relação à Literatura, forçou-me a refletir o subentendido, o incógnito dos textos literários das Literaturas de todos os tempos e lugares. Esses textos dignos de serem pensados e repensados nortearam as minhas atuações em sala de aula. Até o momento, não me preocupei com esquemas didáticos fechados e pré-concebidos. Sempre me coloquei à disposição de meus alunos para dialogar com eles além das propostas de um limitado Programa de Literatura. Se eu falei mais em sala de aula foi porque os próprios alunos assim o quiseram. Nunca lhes neguei o diálogo produtivo e construtivo. Nunca me coloquei como a dona suprema de verdades eternas: “Mestre não é quem sempre ensina, mas aquele que de repente aprende”, já dizia o escritor mineiro Guimarães Rosa. Aprendi que mais vale estar aberta para interagir com novos conhecimentos do que confortavelmente desfrutando de informações teóricas já testadas (não que as mesmas sejam indispensáveis, serão sempre importantes pelo ponto de vista dialético). Por isto, os convido, meus Amigos-Leitores-Internautas, a visitarem este meu outro Blog. O tema via Mário de Andrade ainda não se esgotou. Amanhã pretendo colocar no NEUZA MACHADO-LETRAS mais questões importantes e trechos da literatura desse nosso famoso e importantíssimo escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário