Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

20 DE JANEIRO: DIA DE SÃO SEBASTIÃO - PADROEIRO DO RIO DE JANEIRO

20 DE JANEIRO: DIA DE SÃO SEBASTIÃO - PADROEIRO DO RIO DE JANEIRO

NEUZA MACHADO

Hoje, meu São Sebastião!, os cariocas não vão festejá-lo, como o senhor merece. Os temporais com inundações e deslizamentos estão castigando as cidades serranas do Estado do Rio de Janeiro e outras regiões brasileiras.

Estamos vivenciando um período em que os excessos naturais das regiões tropicais estão se transformando em verdadeiros cataclismos climáticos. As chuvas de Verão, potencializadas pelo aquecimento global, chegaram arrasando tudo que estava assentado precariamente e em desequilíbrio com o relevo montanhoso da parte mais alta do Estado do Rio de Janeiro. Muitas vidas foram ceifadas, muitas casas destruídas (de pobres e ricos) e muitas delas foram levadas pelas enchentes morro abaixo, graças ao acúmulo de séculos de omissão das autoridades e de ausência de planejamento urbano. Neste mês de janeiro, uma grande tristeza tomou conta de nossos corações. O ansiado Feriado de hoje (quinta-feira), que poderia ter sido prolongado pela sexta, sábado e domingo, deixou de ser o feriadão que nos levaria para longe dos problemas, e, ao invés disso, passou a ser um intervalo repleto de um silêncio pesado, que nos leva a refletir e a nos perguntar se tal tragédia poderia ter sido evitada.

Entretanto, meu São Sebastião!, mesmo com as nossas reflexões sobre os motivos pelos quais fomos vitimados pela inclemente vingança da Natureza Incompreendida e Ultrajada (cientes de que a maior parte da culpa está nas más ações humanas: desmatamentos, construções em encostas de morro, lixos e mais lixos descendo morro abaixo e nos leitos dos rios, fumaças tóxicas das Grandes Usinas exterminando a biodiversidade terrestre, e outros males terríveis), ainda assim, mirando-nos no seu exemplo de resistência às ordens romanas, enquanto seguidor de Cristo, não nos deixaremos abater na nossa Verdadeira Esperança, que é a busca de dias melhores para o nosso futuro. Por tudo isto, São Sebastião!, o nosso desejo de trabalhar por um Brasil sem problemas ambientais continua firme. Somos um Povo que nasceu para cultuar a Felicidade e continuaremos obstinadamente a lutar por incontáveis dias de alegrias e bem-estar permanente.

Mas jamais nos esquecemos de sua Data e de sua Importância como Padroeiro de nossa Cidade que, apesar dos sentimentos negativos atuais, continua Maravilhosa. É certo que não teremos os Festejos Comemorativos (em respeito ao grave momento). No lugar dos Festejos (às vezes, tão sem fé!), estamos aqui em oração, pedindo-lhe, meu São Sebastião!, que rogue a Deus Nosso Senhor, em nosso nome, implorando-Lhe que ampare a todos os inocentes brasileiros que estão sofrendo e pagando pela omissão e descaso dos poucos que têm muito e nada oferecem aos muitos necessitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário