Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ODISSÉIA MARIA GUERREIRA BRASILEIRA DO FINAL DO SÉCULO XX – 1998 / 1999

ODISSÉIA MARIA GUERREIRA BRASILEIRA DO FINAL DO SÉCULO XX – 1998 / 1999

NEUZA MACHADO

VIGÉSIMO NONO CANTO - 3


... o que seria de mim sem os oráculos astrais?,
a me empurrar para frente com previsões tão certeiras!,
neste Final de Ano de 1998,
a dividir-me em Mil Mulheres
todos os dias e noites também;
pela manhã sou Circe e sou também Irinéia,
à tarde me transformo em Diana Guerreira,
vou pras mattas do Rio, para pescar e caçar,
vou driblando e flertando com os deuses da Floresta Equatorial-Tropical,
outras tardes me transformo em Maria Felix Bonita Mexicana de Lara,
passo os dias só ouvindo boleros de amor e paixão,
passo horas ao lado de meu Amor Agustin,
oiço a bella voz do divino Agustin até não poder mais,
isto quando não me vejo na pele das chicas cubanas,
das chiquitas bacanas do meu Amor Bigodudo,
o meu Bienvenido Grandalhão,
com sua voz sonorosa,
agita e agita o meu coração,
os boleros castelhanos invadem meu Casulo de Seda Brilhante,
a música vibrante sacode todo o prédio,
os vizinhos reclamam do barulho troante
e pedem aos gritos para eu abaixar o volume do som;
nesses dias de saudade,
o meu apartamento se enche de música chorosa,
de música chorosa à moda espanhola,
e os boleros dramáticos de cabaré mexicano,
ou de cabaré cubano de primeira categoria,
ou até mesmo de quinta,
invadem a paz de uma rua qualquer
localizada num Bairro Tradicional do Rio de Janeiro,
graças a Deus!, eu moro bem pra caramba!,
eu moro bem pra caramba num conjugadinho apertado,
e eu não troco meu Casulo de Seda Carioca por nada do Mundo,
não quero jamais uma casa luxuosa,
tenho pena da proprietária da casa luxuosa,
é escrava permanente da casa luxuosa,
mesmo se a rica possuir um batalhão de empregadas,
será sempre escrava da casa luxuosa;
mas, como eu ia dizendo,
de vez em quando, também,
sou Vájira Diamante Pedra Resistente;
por fim, de verdade, sou Católica Romana
e creio em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; com muito fervor!,
rezo sempre a Ave-Maria, o Credo e a Salve-Rainha,
e peço a Deus Pai muita proteção!,
peço sempre aos meus Santos da Igreja Católica
que roguem por mim a Deus Altíssimo Nosso Senhor;
quem me ensinou esse ecletismo religioso foi compadre meu Quelemém,
parente distante de Dante, Camões e João Guimarães,
para livrar-me dos males do Mundo, amém!;
mas vou sempre consultar o Oráculo Astrológico,
ler horóscopo faz parte da realidade actual,
os deuses pagãos permaneceram atuando
nos Mapas Astrológicos do Mundo Rotundo,
júpiter benevolente,
plutão misterioso,
vênus sedutora,
marte conquistador,
mercúrio veloz,
urano revolucionário,
e tem também netuno dos mares,
e saturno ameaçador com sua cara fechada,
e tem o sol casado com a lua,
um casal vivendo em total desencontro,
o sol brilhante trabalhando de dia
e a lua infiel farreando de noite,
e os astros todos olhando por mim,
e os deuses do olimpo de Copacabana
e os da floresta dos celtas
e os da floresta amazônica,
os deuses do Egito
e os do Oriente
et cœtera etc e tal;
mas, à noite, Viajo Contente,
vou Desbravando o Encantado País do Silêncio Indomável,
à noite, eu me transformo em Odisséia Maria Guerreira,
encanto os ouvintes com as Narrativas Mais Bellas,
me transformo também em Nise,
em Marília,
namorando os Poetas de Minas Gerais,
e são tantas as Mulheres que vivem em mim,
e são tantos os rostos nos quais me disfarço,
as máscaras cotidianas que ostento e abrigo,
e não sei mais quomodo reordenar-me,
reunir os pedaços de mim
que estão soltos no Espaço Sem-Fim,
alguns ficaram perdidos no passado;
e eu, agora, neste Final de Século XX,
Odisséia Maria dos Grandiosos Múltiplos Sonhos Brilhantes Dourados,
vou viajando e cantando,
às vezes rindo ou chorando,
caminhando,
caminhando,
caminhando,
caminhando,
caminhando,
caminhando em direção ao infinito...
ao infinito...
ao infinito de mim ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário