Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

RIO DE JANEIRO, 07 DE OUTUBRO DE 2001: EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO

EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO

NEUZA MACHADO

RIO DE JANEIRO, 07 DE OUTUBRO DE 2001


Meus amigos!, cordiais saudações transtemporais!

Hoje, Domingo, 07 de outubro de 2001, no Mundo Global, o dia não está muito luminoso. É bem verdade que o Sol Hipercariocjônio brilha no céu de minha Polis Maravilhosa. Entretanto, o receio de um Conflito Bélico Mundial não nos permite apreciar o lado atrativo da vida. Os Soldados Invisíveis ergueram seus tacapes de guerra e saíram, por aí, espalhando o terror e a morte. Na semana passada, por exemplo, eu vi, acreditem!, – pela Grande Tela da Máquina Internet (uma grandiosa invenção de meu tempo vital) – desnutridas crianças do Médio Oriente implorando apenas por alimento e paz. Asseguro-lhes que a cena foi de cortar o coração de qualquer ser humano sentimental.

Mas, não rasguem esta cartinha antes de lê-la até o final. Há outras notícias interessantes. Por exemplo: Apesar dos contratempos diários, o povo do meu Brasil Varonil continua sorrindo neste mês de outubro de 2001, repleto de fé e esperança em Deus Nosso Senhor, ansiando por dias melhores, lutando bravamente para ganhar o pão nosso de cada dia. Não é muito fácil sobreviver, nos dias atuais, com um salário insignificante. Vocês, os que estão aí no Futuro, com suas mesas fartas, com seus armários abarrotados de roupas bem feitas, maravilhosas, com seus filhos em bons Colégios, et cetera, jamais conseguirão imaginar como é triste, para um chefe de família, sustentar seus filhos com um ordenado mensal vergonhoso. Hoje mesmo, no ponto de ônibus, um senhor maltrapilho, com uma garotinha de dois anos nos braços, abordou-me, pedindo-me, pelo amor de Deus!, um dinheirinho, uma moedinha insignificante, para comprar um pão para sua filhinha. Foi uma cena triste! Ver aquele homem se humilhando, pedindo dinheiro, sofrendo por estar desempregado.

No entanto, meus amigos, não fiquem alarmados!, ainda há diversão por aqui. O meu Brasil Varonil é considerado o país do Futebol. Os brasileses adoram futebol. Jovens e velhos espantam as preocupações constantes, torcendo fanaticamente nos campos de futebol. Hoje, por exemplo, o Brasil venceu o Chile (um outro país da América Latina) por 2 X 0. Os dois países estão lutando por uma vaga no Campeonato Mundial de 2001. Se vocês, aí no Futuro, não sabem o que quer dizer 2 X 0, eu explicarei. Os jogadores brasileses souberam como chutar a bola diretamente para o gol; arremessaram a bola para a rede e fizeram dois gols. Mas que bobagem estou aqui a dizer!, vocês, os habitantes do Futuro, também são brasileses. A diferença é o tempo que nos separa. Apenas isso! Mas, tudo continua como dantes, nada mudou no Quartel de Abrantes!

Agora, que já lhes narrei alguns fatos de minha caótica realidade, quero que repensem as minhas mais íntimas indagações. Por exemplo: O Mundo de hoje alcançou uma alta tecnologia. Os grandes cientistas, os grandes inventores, apresentam à humanidade – no perpassar de um minuto – suas grandes descobertas. Desde a Antigüidade, as invenções foram surgindo e engrandecendo o Homem. Atualmente, existe o computador – invenção maravilhosa – e a Máquina Internet, um poderoso invento, que nos apresenta notícias, dos cantinhos mais escondidos da Terra, no mesmíssimo instante do acontecimento. Por tudo isto, pergunto-lhes: As invenções de seu tempo futuro serão maiores do que as nossas? As invenções de nossos cientistas se converterão em joguinhos ultrapassados em seu tempo vindouro? Que pena, meus amigos! Eu não sei se a minha alma estará, por aí, apreciando o poder de seus Cientistas Afamados!

Meus amigos do Futuro! Sem outras notícias para enviar-lhes, despeço-me, desejando-lhes muita paz e felicidade. Estarei sempre rezando por vocês ao Único Deus dos Cristãos, até o final de meus dias aqui nesta Terra Maravilhosa.

ODISSÉIA MARIA, filha de Antônio Aquileu e Jane Briseida, descendentes de imortais caçadores de Onças Pintadas e Jaguatiricas Noturnas de Minas Gerais, um mágico território situado na parte Leste do Brasil Varonil.

P. S.: A minha ODISSÉIA MARIA ainda será publicada. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário