FELIZ ANIVERSÁRIO RIO DE JANEIRO CIDADE MARAVILHOSA
NEUZA MACHADO
Feliz Aniversário Cidade Maravilhosa!
Minha Bela Cidade do Rio de Janeiro!
Hoje eu quero esquecer a manifestação da face terrível de sua Natureza Tropical que nos afetou no mês de janeiro e exaltar as Belezas Sutis dessa mesma Entidade que somente os Nativos e os Adotivos têm o privilégio de pressentir. Os Problemas Climáticos e as Inércias Políticas não são suficientes para diminuir a Excelência de sua Beleza!
Minha/Nossa Cidade Maravilhosa conseguiu chegar aos seus 446 anos ainda com brilho no olhar, apesar das pálpebras cansadas, e com viço nas faces, a despeito da pele marcada pelos inúmeros desarranjos governamentais do passado século XX.
Você, minha Inigualável Cidade, deu a volta por cima e provou que, da combinação genética do branco-negro-e-índio, acrescido do idioma português e das primeiras contribuições linguísticas indígena e africana, e de muitos outros acréscimos estrangeiros que vieram depois, surgiu uma Alma que é a síntese da essência dessas inúmeras culturas: o Povo Carioca.
O carioca, que de bobo não tem nada, ficou no Plano da História do século XX esperando o momento certo de brilhar pra valer, assim como quem acabou de perder a condução e fica na expectativa de uma outra melhor, e, como quem espera com convicção sempre alcança, persistindo em sua luta diária, desde o início do século XXI conseguiu vencer e convencer seus políticos de que merecia um muito de cuidado e atenção (o que nem sempre recebeu anteriormente: prédios históricos abandonados ou demolidos, calçadas centenárias sendo destruídas em nome de um pretenso progresso, praias mal cuidadas e outros males), os quais (os políticos), depois dessa persistência, passaram a olhar o Povo e a Cidade com outros olhos... E, desde que o Rio de Janeiro foi escolhido para ser a Sede das Olimpíadas em 2016, muitas obras já se iniciaram e muitas outras irão se fazer. É esperar para ver!
E é por causa desse Povo Cordial, que não faz alarde de suas vitórias (apenas as comemora com entusiasmo e alegria), que prefere perder a condução, mas não deixa de apreciar um lindo por de sol, é exatamente por causa desse Povo Ímpar que a nossa Cidade é Maravilhosa.
E para comemorar mais um ano de vida de minha/nossa Cidade, é bom relembrar uma de suas canções mais famosas: a VALSA DE UMA CIDADE, escrita e musicada com raríssima inspiração por Ismael Neto e Antônio Maria, aqui apresentada na voz da cantora paulista Rita Lee.
VALSA DE UMA CIDADE
Autores: Ismael Neto e Antônio Maria
Vento do mar no meu rosto
E o sol a brilhar, brilhar
Calçada cheia de gente
A passar e a me ver passar
Rio de Janeiro, gosto de você
Gosto de quem gosta
Deste céu, desse mar,
Dessa gente feliz
Bem que eu quis escrever
Um poema de amor e o amor
Estava em tudo que eu quis
Em tudo quanto eu amei
E no poema que eu fiz
Tinha alguém mais feliz que eu
O meu amor
Que não me quis
Em tudo quanto eu amei
E no poema que eu fiz
Tinha alguém mais feliz que eu
O meu amor
Que não me quis
Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bilhões anuais
para financiamento climático
-
É a primeira vez que um valor é formalmente proposto em Baku, no
Azerbaijão, após duas semanas de negociações
Há 45 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário