DIA INTERNACIONAL DA MULHER
NEUZA MACHADO
Hoje, dia 08 de Março de 2011 — DIA INTERNACIONAL DA MULHER —, desejo parabenizar às mulheres do Brasil e do Mundo e desejar-lhes um sem-fim de momentos felizes.
Para mim, que nasci em um Estado Federativo do Brasil seguidor de severíssimas leis patriarcais — Estado de Minas Gerais —, o fato da mulher brasileira, na pessoa de nossa Presidenta Dilma Rousseff, ter alcançado o patamar mais elevado na hierarquia político-social, é algo muito significativo. A confiança da entrega da gerência do país a uma mulher traduz o nível de desenvolvimento do nosso povo, mas primeiramente revela a capacidade e responsabilidade da mulher brasileira em assumir cargos de comando dentro dos vários tipos de núcleos sociais: mães-chefes-de-família; presidentas de associação de moradores; presidentas de clubes desportivos (ambiente altamente competitivo), etc.
É bem verdade que as brasileiras ainda não recebem o devido respeito. Infelizmente ainda há o preconceito de que “mulher no comando” ou é marionete de algum homem ou possui mais qualidades masculinas do que femininas. A propósito desse preconceito, deveríamos nos indagar: quando na História da Civilização do Homem ficou acordado que as qualidades superiores do Espírito seriam exclusivas do gênero masculino? Nessa assembléia de tempos remotos, quais qualidades predominavam nos participantes quando fundaram o Sistema Patriarcado? Mas, de acordo com os preceitos nascidos a partir da geração dos anos 1970, não devemos sentir rancor pelas decisões mal tomadas anteriormente.
Por fim, terminando esta minha mensagem às mulheres brasileiras, extendendo-a também às mulheres estrangeiras, gostaria que os meus leitores apreciassem este belíssimo poema musicado de Erasmo Carlos. Erasmo Carlos soube colocar no papel os seus sentimentos de amor por Narinha, sua esposa, e com isto homenageou todas as mulheres da época alcançando, em seu poema-arte, as gerações futuras.
Apreciem a letra e música de Erasmo Carlos clicando no Site letras.terra.com.br/erasmo-carlos/67612/
MULHER
(Autores: Erasmo Carlos e Narinha)
Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda!
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas...
Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeitiça...
Quando eu chego em casa à noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu luz não tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito...
O outro já reclama a sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher...
Mulher! Mulher!
Do barro de que você foi gerada
Me veio inspiração
Pra decantar você nessa canção...
Mulher! Mulher!
Na escola em que você foi ensinada
Jamais tirei um 10
Sou forte mas não chego aos seus pés...
(Repetir a letra)
Desemprego recua em 7 estados do Brasil no 3º trimestre de 2024, aponta IBGE
-
Taxa de 6,4% é a menor para terceiro trimestre da série histórica
monitorada pelo instituto
Há 31 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário