Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, o "Neuza Machado 2", Caffe com Litteratura e o Neuza Machado - Letras, onde colocamos diversos estudos literários, ensaios e textos, escritos com o entusiasmo e o carinho de quem ama literatura.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Homenagem a Gilberto Mendonça Teles, em Lille, França



O poeta Gilberto Mendonça Teles foi homenageado, no dia 16 de dezembro de 2008, em Lille, França. O nosso blog o parabeniza, desejando-lhe um 2009 repleto de saúde, felicidade e sucesso.

Para os internautas, apreciadores de poesia, escolhi - para esta postagem - um belíssimo poema de Gilberto Mendonça Teles.

PERCEPÇÃO

Gilberto Mendonça Teles

O mundo te rodeia de cercas e desejos,
te comprime no refúgio de teu quarto
e te restringe à lâmina das coisas
no seu fino acontecer.

Todavia, o amor é para toda a vida,
é para sempre e um dia e mais talvez:
o amor te prende às palavras e te liberta
na invenção de alguns códigos e silêncios.
É possível que a tua cota de realidade
seja agora por demais excessiva
e apenas te deixe perceber os possíveis
de outros planos e subversões.

Vê como as cortinas disfarçam o teu olhar,
como as ruas se enrodilham aos teus pés
e como algumas veredas vão desaparecendo
nos teus desertos e viagens.
Que seria de ti sem os teus espelhos?
sem a jarra-de-flores que guarnece
o espaço dessa mesa de pernas para o ar,
com velhas catacreses da gaveta?

É para ti que as águas vão polindo
os sentidos desse único sentido
ainda vulnerável, mas perdido na cena,
no espetáculo obsceno de ti mesmo.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Padre Antônio Vieira no Caffe com Litteratura

Amigos Internautas
Para os apreciadores da obra de Padre Antônio Vieira, publiquei no meu blog Caffe com Literatura um ensaio meu, escrito já há algum tempo, mas ainda válido para pesquisas. Título do ensaio: A Estética do Paradoxo: Sobre alguns sermões (históricos) de Padre Antônio Vieira.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Edison Moreira no Caffe Com Litteratura

Amigos, leiam o livro Tempo de Poesia de Edison Moreira, poeta mineiro, e, depois, leiam a minha apreciação crítico-reflexiva sobre esta excelente obra poética, no meu blog Caffe com Litteratura.

domingo, 4 de janeiro de 2009

FELIZ 2009!

Amigos Internautas! Reiniciando as minhas postagens, quero desejar-lhes um Feliz 2009! Apesar da recessão que aflige a humanidade, acredito na proteção do Altíssimo. Tenho plena certeza de que enfrentaremos esta dificuldade, já há algum tempo prevista, com ânimo forte e, principalmente, em paz. Nós, que somos brasileiros, jamais deixaremos de ter esperança em dias melhores. Espero que esta esperança não nos abandone, neste momento amedrontador da recessão (já presente em muitos países).

Aproveitando a oportunidade, já que reiniciamos as nossas postagens, eu e o Alexandre queremos avisar-lhes que continuamos a dividir este blog. Em breve, o Alexandre recomeçará a colocar as postagens dele, talvez até mesmo as minhas, uma vez que ainda me encontro em fase de aprendizagem, de como lidar com este recurso.

Quanto ao meu outro blog, Caffe com Litteratura, este também já está ativado. Hoje mesmo já postei um ensaio meu ― O Fogo da Labareda da Serpente ― sobre a obra O Amante das Amazonas, de Rogel Samuel. Preciso informar-lhes que, para o entendimento do ensaio, há a necessidade da leitura da obra de Rogel Samuel. Este romance, singularíssimo, está à venda nas livrarias do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Se não o encontrarem nas livrarias, sugiro contactarem o próprio escritor, por intermédio de seu blog. Certa de que vocês irão ler o romance de Rogel Samuel e, posteriormente, o meu ensaio teórico-reflexivo, termino esta postagem com um “até breve”.